cadacoisanoseulugar @ 14:35

Qui, 17/05/12

Comecei a praticar exercício este ano com mais regularidade, nomeadamente ginásio (as aulas de grupo são muito giras!). Por isso, por querer perceber a minha evolução, tenho controlado com frequência a minha percentagem de gordura.

Pois, uma coisa é termos um peso ideal para a nossa idade e altura, outra coisa é termos a percentagem ideal de massa gorda vs massa magra!

O IMC, Indíce de Massa Corporal, é a medida internacional usada para calcular se temos ou não o peso ideal (relação peso/altura/sexo/idade). Acontece que, nem sempre o IMC diz tudo sobre a pessoa em questão.

Por exemplo, os atletas podem ter um IMC bastante elevado e estarem supostamente acima do peso. Na verdade, como a massa magra (músculos, ossos e orgãos) pesa mais que a massa gorda, é natural que assim seja. De certeza que também já viram alguém em fato de banho e ficaram surpreendidos pela negativa?! Com a roupinha toda tudo muito bem mas, com um bocadinho de roupa a menos, é mais difícil esconder a flacidez e as gorduritas.

Ou seja, alguém com um IMC baixo não terá necesariamente uma % de gordura baixa. Felizmente, o meu IMC é normal e a minha % de massa gorda também (21,9% de acordo com a medição de ontem) mas nem sempre isso acontece. Por isso é que, com um valor em mente, conseguirão saber se estão ou não saudáveis e estabelecer objectivos, sejam eles a nível da alimentação, suplementos a tomar, exercício, etc.

 

No final do post coloquei os intervalos de IMC. Para saberem em que intervalo estão, podem calcular aqui: Calculadora de IMC

 

Ainda no que diz respeito a % de massa gorda, aconselho a medirem-na de forma regular. Há vários factores que podem influenciar a mediação: nível de hidratação, tempratura, ter praticado ou não exercício recentemente, entre outros. Se a medirem de forma regular conseguirão ter um número mais correcto em mente.

No meu caso, medi a minha massa gorda 3 vezes nos últimos dois meses e a variação foi de 2% (nada de especial), mais baixa na última vez, espero que graças às horas de ginásio!!!

Por último, onde medir!? Aconselho as lojas Celeiro Dieta! Quase todas têm equipamento para medição e podem fazê-lo de forma gratuita, sem marcação e na hora: 

Lojas Celeiro Dieta

 

 

 Tabela IMC:

 

 


Tags:

Facebook
Email
coisasnolugar@gmail.com
Maio 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


Arquivo
Pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO